-
Arquitetos: Kengo Kuma & Associates
- Área: 30767 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Erieta Attali, Adrien Barakat, Javier Villar
-
Fabricantes: Joux SA, Mazzoli SA, Regent, Roethlisberger, SOTTAS
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto da Residência Grand Morillon, que acolherá os futuros alunos do Instituto de Pós-Graduação em Estudos Internacionais e de Desenvolvimento - IHEID, propõe dois edifícios ligados por uma passarela compostos por alojamentos para estudantes internacionais com serviços que totalizam 670 dormitórios, bem como um conjunto de áreas comuns. Uma passagem gradual marcada na fachada conecta os edifícios de baixo para cima. Um verdadeiro ponto de encontro para os ocupantes, esta passarela em tons de madeira contrasta com a fachada inteiramente revestida em alumínio e vidro. Ao longo do percurso, há uma loja, salas de trabalho, auditório, restaurante, academia de ginástica e sala de relaxamento.
As persianas de correr de 3,6m compõem a fachada metálica do complexo e permitem regular a luminosidade e a privacidade dos espaços. Dependendo da hora do dia e das atividades dos alunos, a fachada sofre uma mudança visual com as persianas abertas, entreabertas ou fechadas. Os espaços internos usam o calor da madeira em contraste com as cores cinza e branco. Integradas às áreas públicas, as cerca de 630 residências estudantis são um modelo reduzido do conceito arquitetônico.
Com uma inspiração distintamente japonesa, estes apartamentos estão totalmente equipados em tons de madeira e branco. Cada detalhe foi pensado para ser sustentável e otimizar o espaço, como o banco instalado nos pés das janelas, que serve de assento para a mesa de jantar, um sofá relaxante, uma caixa de arrumação ou apoio para abrir e fechar as janelas e persianas gigantes.
Os dormitórios. Os diferentes tipos de alojamento são pensados para evoluir de acordo com as necessidades do Instituto. A unidade básica é o "estúdio" e destina-se a estudantes que apreciam um estilo de vida comunitário, razão pela qual funciona em conjunto com cozinhas compartilhadas estrategicamente localizadas para agrupar quinze a vinte estúdios. O "estúdio plus" é uma kitchenette privada e oferece uma vantagem aos usuários que procuram mais autonomia. O "apartamento de casal" combina dois módulos, é acessível a pessoas com mobilidade reduzida e dispõe de um espaço de estar separado da zona de dormir.
Por fim, os "apartamentos de dois e três quartos" destinam-se mais às famílias e podem também ser ocupados por estudantes que partilham um espaço comum. Todos os apartamentos são projetados e organizados para otimizar ao máximo o espaço disponível. Por último, estas unidades estão equipadas com uma espécie de bancada na fachada funcionando como um espaço entre o interior e o exterior, integrando ao mesmo tempo os armários.
Identidade visual e sinalização. O departamento de design foi encarregado de criar a identidade visual e a sinalização para este projeto incomum. O objetivo foi dar uma resposta respeitosa e integrada ao local, garantindo as necessidades dos seus usuários de forma qualitativa e antecipada. O sistema proposto foi baseado em nosso apoio ao cliente na definição de todas as denominações necessárias para o seu bom funcionamento e entendimento, decorre de nossas constatações e nosso viés, visando simplificar ao máximo a rede de informações.